“TIRANDO PROVÉRBIOS 31 DE DENTRO DA MALA”

 

 

(A DINÂMICA CONSISTE EM A ORGANIZADORA TIRAR DE DENTRO DE UMA MALA

OBJETOS, E ENTREGAR A NOIVA PARA QUE SEGURE, EM SEGUIDA ELA FALA

 SOBRE CADA UM EXPLICANDO A SUA IMPORTÂNCIA E FAZENDO UM PARALELO

COM A VIDA DE UMA MULHER VIRTUOSA, TUDO BASEADO EM PROV 31)!

LER ESTA INTRODUÇÃO

 O capítulo 31 do livro de provérbios da bíblia faz uma abordagem muito linda de como deve ser uma mulher virtuosa, muitas vezes dá-nos a impressão de que uma mulher virtuosa é ser uma super-mulher. Eu imagino uma mulher virtuosa como sendo uma mulher esperta, habilidosa, próspera e forte, um verdadeiro exemplo a ser seguido. Virtuosa significa “aquela que têm virtudes”, e virtudes significa “disposição firme e constante para a prática do bem, força moral e valor.” Veja que em nenhum momento a palavra perfeita apareceu. É possível para qualquer uma de nós ser uma mulher virtuosa. Para isso Deus está disposto a nos capacitar, nos enchendo com sua maravilhosa graça, fluindo através de nós, transformando nossa vida, nosso lar e todos que estão ao nosso redor. Vamos ver algumas das prioridades e valores dessa mulher Virtuosa através de uma dinâmica feita com objetos que servirão de gancho para discutirmos e refletirmos juntas sobre o papel da mulher dentro do seu Lar com suas prioridades. Para ser uma mulher virtuosa é preciso organizar as prioridades. A organizadora tira cada objeto da mala e fala sobre cada um deles!

 

1º objeto é a (Bíblia) que representa: Nutrir um relacionamento com Deus e para que isso ocorra, vc deve passar pelo menos alguns minutos do nosso dia em conversa, comunhão com Ele, para que possas aprender através da sua palavra, e em conversas íntimas e pessoais, receber toda orientação que precisa para viver uma vida com propósito e alegria. Por exemplo, ministrar o seu marido com palavras de sabedoria quando ele chegar cansado, estressado de um dia cheio de trabalho, saber que vc é amada e tem seu valor diante de Deus, ter a certeza de que Ele te criou com todos os seus talentos e jeito de ser. Se aceitar, se amar e deixar-se ser amada também.

2º objeto é um (Perfume e um espelho) que representa: A sua aparência, depois de alguns anos de casada, filhos e a famosa rotina, a mulher virtuosa não pode deixar de se cuidar, de estar sempre cheirosa e bem arrumada. A mulher virtuosa não vê a moda de maneira ditatorial. Ela não deixa de lado sua verdadeira personalidade para tornar-se apenas o que algum estilista imagina a cada estação. O seu estilo não se modifica conforme a moda, porque o seu estilo diz respeito à sua essência, ao seu verdadeiro interior. Seguir fielmente as tendências e usá-las sem um toque pessoal pode indicar uma grave falta de auto-estima. Mas essa Mulher tem personalidade, bom-senso, além de autocrítica. Por isso, não se deixar levar por tendências passageiras. O mais importante é saber quem é. Lembre-se sabemos que não importa quanto tempo gastamos com a aparência. “Não vou gostar do que vejo no espelho, se eu não estiver bem e sentindo paz dentro do meu coração.

3º objeto é uma (Calculadora, caneta e papel) que representa: A eficiência da mulher virtuosa dentro do seu lar. Ela o administra muito bem, sendo ela apenas uma dona de casa, ou mesmo ocupando vários papéis como trabalhar fora… Enfim… Ela não deixa que a casa fique sem sua proteção, sem seu olho clínico. “Ela está sempre atenta ao andamento da casa e não come o pão da preguiça”. O seu marido confia nela, pois é uma excelente administradora. “Por trás de um grande homem, há sempre uma grande mulher!”. Isso só será verdade se a mulher exercer o papel de ajudadora, que para isto requer muita sabedoria de Deus.

4º objeto é um (Colar de pérolas) que representa: Um caráter piedoso, alguém que ama ajudar o seu próximo, não mantém uma postura materialista-consumista, que tudo o que vê pela frente tem a compulsão de comprar e deixar o orçamento da família comprometido por conta de desejos egoístas e fúteis. Essa mulher pensa mais no outro, ela tem um coração e uma alma doadora. O seu marido se orgulha dela e por isso ele é reconhecido por onde passa

 

5º objeto é um (Detergente, esponja e um vasinho de flor) que representa: O cuidado com a sua casa, pois embora o marido a auxilie, a responsabilidade de deixar a casa um lugar aconchegante, limpo e agradável, vem primeiramente dela. Um lugar onde seu esposo tenha vontade de voltar sempre depois de um dia inteiro no trabalho, uma comida saborosa feita com amor… Um lugar de conforto e paz, um lugar bem decorado, com fotos da família espalhadas, estampando a felicidade de todos que ali moram. A mulher não perde o seu valor cuidando da sua casa e dos seus.

6º objeto é um (Camisola e uma pluma) que representa: A sexualidade dessa mulher virtuosa, que está muito além das aparências, que deve ser inteiramente para o seu marido, que deve amá-lo com muita criatividade, carinho e respeito. Ela deve honrá-lo na forma de se vestir, deve mostrar aos outros homens que é comprometida e realizada, e que não tem a necessidade de se mostrar nua, vazia e carente através de suas vestes. Pois é fisicamente e emocionalmente suprida por Deus e pela convicção de seu amor próprio e seu amor ao seu marido. O “mesmo” precisa de afirmação, de ser realizado sexualmente e de sensibilidade da esposa em ser apoiado nos seus sonhos e projetos.

7º objeto é uma (Boneca) que representa: A maternidade. A mulher foi colocada como peça fundamental para formação da família, pois Deus depositou em suas mãos a responsabilidade de ser rochedo, muralha, ponto de equilíbrio, e acima de tudo Ser mãe, poder gerar filhos, só a mulher pode gerar filhos! E como é linda a relação de mãe e filho! Essa relação muitas vezes é recheada de renuncia, presença, mas principalmente de exemplo, ser uma mãe presente é o mais importante na vida de seus filhos.

8º objeto é uma/um (tiara de borboleta, chapéu engraçado, ou óculos engraçado) que representa:Bom humor… A mulher virtuosa deve ser alguém de bom-humor. Pensando sobre isso cheguei à conclusão que sorrir é bastante saudável, emocionalmente e fisicamente falando. Ter senso de humor ajuda a manter o relacionamento conjugal renovado, muitas vezes, no meio do caos da vida, um simples sorriso ou uma brincadeira podem aliviar situações de tensão. Isso cria um tipo de intimidade natural para o casal. Viver com alegria é o melhor caminho para envelhecermos bem!

Anúncios
Esse post foi publicado em Brincadeiras, Chá de Panela, Dicas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s